Expedição Atacama - NOA - 2014

1o. Dia - 15/08/14 - Chegamos a Salta  e ficamos 2 dias - Em toda a Argentina, Salta é conhecida como "la linda".  Esta cidade verde está a mais de mil metros de altura e ainda preserva seu estilo colonial nas CASAS e ruas estreitas da capital da província de mesmo nome. É uma mistura equilibrada de grande metrópole com tradições culturais anteriores à chegada dos incas.


E é bem no centro de duas geografias bem opostas que Salta leva o visitante para todos os caminhos. De um lado, os altos cumes andinos; de outro, as planícies orientais de clima quente e úmido. E no centro, uma encruzilhada de rotas que já ligaram a riqueza do Rio de Prata a Lima nos tempos em que a região estava sob domínio espanhol.




















































3o. Dia - 17/08/14 - Iniciando a subida da cordilheira em direção a Santo Antonio de Los Cobres - Cidade dedicada a extração de minérios a 3.860 metros de altitude. Rapidamente toda a vegetação muda radicalmente dando espaço a desertificação natural deste bioma de altitude...... São rios de degelo, cactos gigantes e seres muito característicos da região, verdadeiros sobreviventes......














































4o. Dia 18/08/14 - Passamos por Santo Antonio de Los Cobres e não tiramos fotos pois chegamos anoitecendo e saimos de manha com meno 10 o. graus....rs.      Passamos a atravessar o altiplano rumo a San Pedro de Atacama - Chile . 
O Altiplano é um Lugar muito peculiar onde a variação de natureza e muito pequena devido as condições extremas de altitude e umidade, mas como sempre a natureza e deslumbrante....!







































5o.  Dia da Expedição 19/08/14 - Chegamos a San Pedro de Atacama no Chile, um lugar muito peculiar , frequentado por pessoas de todo o mundo . Nesta cidade parece que o tempo parou, caminhando por suas "calles" , voce se sente em outra epoca, parece que somos teletransportados... As musicas, as construções , o ritmo da cidade são muito bucólicos e nos fazem muito bem.... Conversando com povo local ficamos sabendo de muitas historias, sendo que um fato cientifico muito importante ocorreu alí.. A descoberta do cranio humano mais antigo até a época, isto feito por Gustave Le Paige , conhecido mundialmente. Venham conhecer,, Vale a Pena...!









































6o. Dia da expedição, 20/08/14 - continuamos com base em San Pedro de Atacama e passamos a explorar os atrativos das proximidades. Fomos Ao Vale da Morte a Cordijjera de Sal e as ruinas da Pukara de Quitor. Nesta ultima, contam os historiadores , foi onde ocorreu a batalha mais sangrenta entre os espanhois e o povo atacamenho local... uma de suas ultimas resistências , um local com uma energia bem densa, mas com muita cultura ancestral do povo inca. Uma boa surpresa foi o Museu Gustave Le Paige no Centro de San Pedro, local muito organizado e com um grande acervo da cultura Inca .







































7o. Dia da expedição - 21/08/14 - Saimos as 04:00 hs da manha para chegar antes do Amanhecer ao Geiser Tatio , local muito isolado e com uma beleza muito particular e com temperaturas siomplesmente congelantes de manha , para chegar a 30 graus em poucas horas. Nesta fase da viagem podemos cruzar por alguns locais chamados de"Vado" que são uma espécie de oasis naquele região formados por agua de degelo e que abrigam muitas especies animais. Ao Anoitecer fizemos um Tour Astronomico com um renomado astronomo frances que habita em san pedro. Simplesmente fantástico observar a via lactea em um ceu limpido como o do Chile. Uma presença que não pode ser esquecida é a do Vulcão Lincankabur, que nos acompanhou a cada local a que íamos tendo em vista seu tamanho e sua localização geográfica. realmente um guardião do deserto...!



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário